← Arquivo

Nº 13005 de janeiro de 202241:55efeméride

Os 60 anos da revolta de Beja

O episódio analisa a Revolta de Beja de 31 de dezembro de 1961, tentativa de golpe liderada pelo capitão Varela Gomes com apoio de Humberto Delgado, num contexto de crise do Estado Novo após o início da guerra colonial. A revolta fracassou devido à falta de coordenação entre oficiais superiores e jovens conspiradores, à resistência do regime e à desconfiança da oposição tradicional face ao aventureirismo militar. Este foi o último confronto armado contra o salazarismo até 1974.

Ideias principais

  1. A Revolta de Beja foi a única revolta contra o Estado Novo entre 1936 e 1974 onde houve troca de tiros, com três mortos e mais de uma centena de presos, marcando o fim de uma época de conspiração militar.
  2. O golpe inspirava-se na teoria do foco revolucionário de Fidel Castro e Che Guevara, julgando que uma zona libertada poderia provocar o colapso do regime, mas esta leitura mostrou-se irrealista.
  3. Existiam dois movimentos paralelos de descontentamento militar que nunca se coordenaram: o dos generais e oficiais superiores (como Botelho Moniz) e o dos jovens capitães e tenentes dispostos à ação direta.
  4. A PIDE estava informada da conspiração desde junho de 1961 através de um informador junto de Humberto Delgado no Brasil, e o regime demonstrou capacidade de resistência que não teria em 1974.
  5. O envolvimento de Humberto Delgado na Revolta de Beja justificou, do ponto de vista do regime, o seu assassinato pela PIDE em 1965, pois representava um foco constante de perturbação e aventureirismo que a ditadura não conseguia controlar.

Resumo do episódio

## A Revolta de Beja de 1961-62: Uma Derrota que Revelou os Limites da Oposição ao Estado Novo

Neste episódio, Rui Ramos e João Miguel Tavares debruçam-se sobre a chamada Revolta de Beja, ocorrida na passagem do ano de 1961 para 1962, quando um grupo de cerca de uma centena de civis e militares, liderados pelo capitão João Varela Gomes e com o envolvimento do general Humberto Delgado, tentou assaltar o Regimento de Infantaria n.º 3 em Beja com o objectivo de desencadear um pronunciamento militar que se alargasse a todo o país. O golpe falhou, resultando em mortos, feridos e mais de uma centena de presos.

Para compreender as motivações dos revoltosos, Rui Ramos recua ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando a oposição ao salazarismo esperava que o regime caísse tal como outros regimes autoritários europeus. Tal não aconteceu: o Estado Novo integrou-se na NATO, nas Nações Unidas e na OCDE, enquanto a Guerra Fria dividia a oposição entre democratas e comunistas. Na segunda metade dos anos 50, as ameaças ao regime vieram sobretudo de dentro, através de cisões entre figuras como o Presidente Craveiro Lopes e o Ministro da Defesa Santos Costa. Foi neste contexto que emergiu a candidatura presidencial de Humberto Delgado em 1958, que gerou grande agitação, e que surgiram novas vozes contra o regime — católicos, monárquicos — que se juntaram à oposição tradicional republicana e comunista. A pressão internacional crescente sobre as colónias portuguesas e a incerteza sobre a sucessão de Salazar aprofundavam as divisões.

A Revolta de Beja inseria-se numa estratégia inspirada na teoria do foco revolucionário de Fidel Castro e Che Guevara: criar uma zona de resistência que contagiasse o resto do país. A mesma lógica tinha estado por trás do sequestro do paquete Santa Maria e da anterior tentativa gorada da Revolta da Sé, em 1959, onde já participavam alguns dos mesmos protagonistas — católicos, monárquicos e jovens oficiais. O golpe de Beja era a Operação Ícaro, concebida por Humberto Delgado e Manuel Serra a partir do Brasil, e pretendia criar um foco de revolta a partir de um quartel do Alentejo.

O fracasso deveu-se a múltiplos factores que Rui Ramos analisa com detalhe. O grupo militar conspirador era reduzido — apenas seis jovens oficiais, a maioria sem comando efectivo de tropas — e dependia de civis para entrar no quartel, o que gerou desconfiança e desorganização. Havia ainda uma desarticulação estrutural entre os dois movimentos de descontentamento militar: o dos generais e altos comandos, que rejeitavam o confronto directo, e o dos capitães e tenentes, dispostos à acção. O coronel Costa Gomes, o oficial de mais alta patente em Beja na altura e ele próprio tendo conspirado em abril de 1961, desconhecia completamente o golpe e não participou — o que ilustra bem essa separação. A resistência firme do major Calapês Martins, que feriu gravemente Varela Gomes e desmoralizou os revoltosos, foi decisiva, assim como a reacção rápida do governo e o facto de a PIDE ter desde junho de 1961 um informador junto de Humberto Delgado. O regime, ao contrário do que os conspiradores julgavam, não estava maduro para cair: os conflitos coloniais em Angola e a perda de Goa parecem ter concentrado os militares em torno de uma causa comum, em vez de os dividir.

Personagens

Lugares

Épocas

  • Estado Novo
  • Primeira República
  • Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Fria
  • anos 50
  • anos 60
  • década de 1940

Temas

  • golpe militar
  • ditadura
  • oposição política
  • colonialismo
  • guerra colonial
  • conspiração
  • repressão política
  • descolonização
  • movimentos revolucionários
  • violência política

Eventos

  • Revolta de Beja
  • 25 de Abril de 1974
  • 5 de Outubro de 1910
  • Golpe Botelho Moniz
  • Revolta da Sé
  • Sequestro do Paquete Santa Maria
  • Operação Ícaro
  • Eleições Presidenciais de 1958
  • Revolta da Marinha de 1936
  • Abrilada de 1961
  • Golpe das Caldas

Guerras e conflitos

  • Guerra Colonial
  • Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Fria

Livros citados

Episódios relacionados