← Arquivo

Nº 36216 de junho de 2026resposta a ouvintes

Mocidade Portuguesa: “Lá vamos, cantando e rindo”

O episódio explora a criação e funcionamento da Mocidade Portuguesa e da Legião Portuguesa em 1936, organizações paramilitares emblemáticas do Estado Novo. Rui Ramos analisa como Salazar, apesar de criar estas organizações aparentemente fascistas, as manteve sempre sob apertado controlo do Estado, das Forças Armadas e da Igreja, evitando que desenvolvessem autonomia ou poder próprio. O episódio demonstra que, ao contrário dos fascismos italiano e alemão, o Estado Novo português nunca apostou em verdadeira mobilização de massas.

Ideias principais

  1. A Mocidade Portuguesa e a Legião Portuguesa foram criadas em 1936, no contexto da Guerra Civil de Espanha, como resposta ao medo do comunismo, mas Salazar demorou anos a criá-las por desconfiança de organizações autónomas.
  2. Salazar reprimiu o movimento Nacional-Sindicalista de Rolão Preto em 1934, apesar de este ser genuinamente fascista, porque não tolerava organizações que pudessem escapar ao seu controlo directo, mostrando que preferia o poder centralizado a mobilizações de massa.
  3. Ao contrário das SA e SS alemãs, a Legião Portuguesa nunca teve armas próprias nem autonomia militar — estava subordinada às Forças Armadas e ao governo, funcionando mais como milícia simbólica do que força real.
  4. A Mocidade Portuguesa nunca enquadrou toda a juventude portuguesa, sendo obrigatória apenas no sistema escolar e existindo sobretudo em meio urbano e liceias, provavelmente nunca ultrapassando metade dos jovens, e enfrentou concorrência das organizações católicas como os Escuteiros.
  5. Marcelo Caetano, como comissário nacional da Mocidade Portuguesa nos anos 40, transformou-a numa escola de quadros para formar a elite política do regime, de onde saíram muitos dos chamados liberais do marcelismo, incluindo Baltazar Rebelo de Sousa.

Resumo do episódio

Este episódio de «E o Resto é História» foi motivado por perguntas de ouvintes sobre a Mocidade Portuguesa e a Legião Portuguesa, assinalando os noventa anos da criação da primeira, em maio de 1936. Rui Ramos e João Miguel Tavares reconstituem a origem, o funcionamento e os limites destas duas organizações paramilitares do Estado Novo, situando-as no contexto mais alargado da relação de Salazar com o fascismo europeu.

O ponto de partida é a resistência de Salazar a qualquer organização que não controlasse diretamente. O historiador recua a 1933 para explicar o confronto com o movimento nacional-sindicalista de Rolão Preto, uma força genuinamente fascista, com camisas azuis, saudações romanas e disposição para a violência de rua, que Salazar proibiu em 1934. A razão essencial não era ideológica, mas de poder: o regime assentava no apoio das Forças Armadas, da Igreja e de uma parte da direita republicana, e Salazar não precisava de movimentos autónomos que o pudessem pressionar. Uma organização juvenil criada entretanto para disputar o terreno ao nacional-sindicalismo, a Ação Escolar Vanguarda, foi simplesmente abandonada quando o rival desapareceu.

O que mudou em 1936 foi o contexto internacional. A vitória da Frente Popular nas eleições espanholas de fevereiro e o início da Guerra Civil em julho criaram em Lisboa a perceção de que Portugal ficaria cercado por um regime hostil. É nesse clima que surgem, com poucos meses de diferença, a Mocidade Portuguesa e a Legião Portuguesa. A Mocidade, criada em maio pelo ministro da Educação Carneiro Pacheco, era uma organização juvenil escolar, obrigatória em teoria para rapazes dos sete aos catorze anos, com marchas, treino paramilitar aos sábados, farda de calças castanhas e camisa verde escura, e o célebre cinto com o «S» — que o decreto dizia significar «servir», mas que toda a gente associava a Salazar. Em 1937 foi criada a Mocidade Portuguesa Feminina, centrada no canto coral e nos serviços sociais, sem componente militar. A Legião Portuguesa, criada em setembro, era uma milícia voluntária de adultos, que chegou a ter mais de cinquenta mil filiados em 1939, dos quais trinta mil fardados com instrução militar.

Rui Ramos sublinha que, apesar das aparências, estas organizações eram profundamente diferentes das suas congéneres fascistas. Em vez de dependerem de um partido único, dependiam do Estado. A sua cúpula era entregue a oficiais das Forças Armadas e a membros do governo, e a Legião nunca teve armamento próprio — quando queria manusear armas, deslocava-se aos quartéis. A Igreja Católica, por seu lado, recusou dissolver o Corpo Nacional de Escuteiros e impôs uma tutela religiosa à Mocidade Portuguesa. O resultado foi que estas organizações nunca ganharam vida própria: sempre que algum dirigente mostrava entusiasmo excessivo, era afastado. A Mocidade nunca enquadrou toda a juventude portuguesa — só era obrigatória onde existia, e em 1960 ainda havia muitos jovens fora do sistema de ensino. Havia também dispensas para quem tivesse influências.

A partir de 1940, Marcelo Caetano assumiu a direção da Mocidade Portuguesa com uma visão diferente da original: pretendia transformá-la numa escola de quadros para a futura elite política do regime, à imagem dos escuteiros, e chegou a defender que fosse voluntária para selecionar apenas os mais capazes. Muitos dos chamados «marcelistas» dos anos sessenta e setenta, incluindo Baltazar Rebelo de Sousa, vieram precisamente desse viveiro. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Legião manifestou algum entusiasmo pró-nazi quando a Alemanha atacou a União Soviética em 1941, mas o regime travou rapidamente esse impulso assim que a maré da guerra começou a mudar. Após 1945, as duas organizações sobreviveram, mas de forma cada vez mais residual: a Mocidade perdeu a componente militar em 1966 e deixou de ser obrigatória em 1970; a Legião existiu até ao 25 de Abril de 1974, reduzida a funções auxiliares. O episódio conclui com a ideia central de que o Estado Novo nunca foi um regime de mobilização de massas: o seu verdadeiro suporte foram sempre o Estado, as Forças Armadas, a Igreja e a censura — e não estas organizações, que serviam sobretudo para gerir os entusiastas sem lhes dar poder real.

Personagens

Lugares

Épocas

  • Estado Novo
  • Primeira República
  • Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Civil de Espanha
  • Ditadura Militar (1926-1933)
  • Guerra Colonial
  • anos 30
  • anos 40
  • anos 50
  • anos 60

Temas

  • fascismo
  • organizações paramilitares
  • juventude e educação
  • corporativismo
  • anticomunismo
  • Igreja Católica
  • militarismo
  • propaganda política
  • controlo social

Eventos

  • Criação da Mocidade Portuguesa (1936)
  • Criação da Legião Portuguesa (1936)
  • Golpe de 28 de Maio de 1926
  • Constituição de 1933
  • Proibição do Nacional-Sindicalismo (1934)
  • 25 de Abril de 1974
  • Comício do Campo Pequeno (1936)
  • Campanha de Humberto Delgado (1958)
  • Ataque alemão à União Soviética (1941)

Guerras e conflitos

  • Guerra Civil de Espanha
  • Segunda Guerra Mundial
  • Guerra Colonial

Livros citados

Episódios relacionados